Glossários - Glossário Aeronáutico
|
Acordo Regional de Navegação Aérea – Acordo aprovado pelo Conselho da OACI (Organização da Aviação Civil Internacional), normalmente por recomendação duma reunião regional de navegação aérea.
|
Aeródromo – Uma área definida de terra ou de água (que inclui todas as edificações, instalações e equipamentos) destinada a ser usada, total ou parcialmente, para a chegada, partida e movimento de aeronaves.
|
Aeródromo Alternante – Aeródromo ao qual se poderá dirigir uma aeronave quando for impossível ou não for aconselhável dirigir-se para ou aterrar no aeródromo de destino. Existem os seguintes tipos de aeródromos alternantes.
|
Aeródromo Alternante de Destino – Um aeródromo ao qual uma aeronave poderá dirigir-se caso seja impossível ou não seja aconselhável aterrar no aeródromo de destino.
|
Aeródromo Alternante de ETOPS – Um aeródromo conveniente ou apropriado para o qual uma aeronave seria capaz de aterrar após ter uma falha de motor ou outra condição anormal ou de emergência enquanto em rota numa operação de ETOPS.
Nota. - ETOPS, é designada em linguagem anglo-saxónica por “Extended Range Twin Engine Operations”. É uma certificação atribuída pela FAA ou outras autoridades aeronáuticas a aeronaves com certas características, permitindo-lhes o sobrevoo de água ou zonas inóspitas mas sempre a uma distância tal que lhes permita desviar para uma infra-estrutura de 90, 120 e 180 minutos. Uma aeronave com certificação ETOPS de 180 minutos pode voar segundo quaisquer rotas desde que qualquer ponto dessa rota não se distancie mais do que 180 minutos de um aeródromo alternante. |
Aeródromo Alternante de Origem – Um aeródromo ao qual uma aeronave se dirige logo após a descolagem caso não seja já possível utilizar o aeródromo de partida.
|
Aeródromo Alternante em Rota – Um aeródromo ao qual uma aeronave poderá aterrar caso experimente condições anormais ou declare emergência em rota.
Nota. - O aeródromo de origem também pode ser o alternante em rota ou de destino para um determinado vôo. |
Aeronave – Qualquer máquina que se pode sustentar na atmosfera devido às reações do ar e que não sejam as reações do ar contra a superfície da terra.
|
Air-report (AIREP) – Um comunicado proveniente duma aeronave em vôo preparado, em conformidade com os requisitos de posição, e operacional e/ou informação meteorológica.
Nota. – Os detalhes da forma de código AIREP encontram-se em PANS-ATM (Doc 4444). |
Alcance Visual ao Longo da Pista (RVR) – Distância à qual o piloto de uma aeronave que se encontra sobre o eixo da pista pode ver as linhas marcadas na superfície da pista ou as luzes que a delimitam ou identificam o seu eixo.
|
Altitude – Distância vertical entre um nível, um ponto ou um objecto considerado como um ponto, e o nível médio do mar (MSL).
|
Altura – Distância vertical entre um nível, um ponto ou um objecto considerado como um ponto, e uma referência específica.
|
Área de Controlo – Espaço aéreo controlado que se extende para cima desde um limite especificado acima da superfície terreste.
|
Autoridade ATS Competente – A autoridade relevante designada pelo Estado responsável por fornecer os serviços de tráfego aéreo no espaço aéreo correspondente.
|
Autoridade Meteorológica – Autoridade que fornece ou arranja o fornecimento do serviço meteorológico, em nome de um Estado contratante.
|
|
Boletim Meteorológico – Um texto que contém informação meteorológica precedida dum cabeçalho adequado.
|