Este índice de perigo de incêndio rural integra seis índices que quantificam os efeitos da humidade do combustível e do vento no comportamento do fogo.
O aumento de cada um destes componentes corresponde a um aumento de perigo de incêndio. As classes de perigo de incêndio são finalmente definidas para uma determinada região, pela aplicação de uma abordagem estatística que permite calibrar o sistema FWI utilizando o número registado de fogos ativos e de pixels de fogo num determinado período de tempo.
Para calcular os seis índices do FWI foram utilizados os parâmetros meteorológicos (nomeadamente temperatura a 2 m, humidade relativa, velocidade do vento a 10m e precipitação acumulada em 24 h) das previsões de 24 h, 48 h e 72 dos modelos de previsão numérica do Centro Europeu de Previsões Meteorológicas a médio prazo (European Centre for Medium-Range Weather Forecasts, ECMWF). Este índice é calculado no âmbito do Projeto Land Surface Analysis Satellite Applications Facility (LSA SAF) .
Classe de percentil em que se enquadra o valor diário de FWI. Os percentis têm por base a informação histórica, de valores diários de FWI, desde 1979. Atualmente encontram-se definidas 7 classes de percentis de acordo com a seguinte organização: <25; 25-50; 50-75; 75-90; 90-95;95-99;>99 .
O FWI é composto por diversos sub-índice, dos quais destacamos: FFMC - Índice de Humidade dos Combustíveis Finos; ISI - Índice de Propagação Inicial; BUI - Índice de Combustível Disponível.
Probabilidade de Extremos define-se como a probabilidade de um incêndio já detetado, com origem num de determinado local, atingir 2000 GJ de energia libertada (energia característica de um fogo severo e de difícil combate). A probabilidade de ocorrência permite fazer uma avaliação física do perigo de incêndio.
Os valores de probabilidade são representados por 10 classes de probabilidade que variam entre 0 e 1, respetivamente 0% e 100% de probabilidade de um incêndio detetado se transformar num fogo de grandes dimensões. Para calcular a probabilidade de ocorrência para as 24, 48, 72, 96 e 120H foram utilizados dos valores das previsões de FWI mencionados acima.
A energia diária libertada pelos eventos de fogo observados é calculada com base em dados de potência radiativa dos fogos observados a partir do sensor SEVIRI a bordo dos satélites METEOSAT, disseminados no âmbito do projeto LSA-SAF.
O Fire Risk Map (FRM )agrega os valores das previsões de parâmetros meteorológicos de 24h, 48,h 72h, 96h e 120h do ECMWF (temperatura a 2m, humidade relativa do ar, velocidade do vento a 10m e precipitação acumulada em 24h) para calcular o conjunto de seis índices de incêndio que constituem CFFWIS. Esses valores são calculados para cada pixel na resolução espacial do Meteosat Second Generation (MSG) à escala da Europa Mediterrânea e são divulgados todos os dias às 12 UTC. As classes de perigo de incêndio são obtidas pela combinação, em cada pixel MSG, dos valores diários do índice FWI para as classes de vegetação derivadas do GLC2000. O perigo de incêndio (para níveis especificados de gravidade) está associado a cada classe de perigo de incêndio cruzando o FWI e informações de cobertura vegetal com o histórico de incêndios ativos detetados pelo MSG durante os meses julho e agosto no histórico de dados do produto