Legenda de cores | Classes PDSI |
---|
As situações de seca são frequentes em Portugal Continental, com consequências gravosas particularmente na agricultura e na pecuária, nos recursos hídricos e no bem-estar das populações.
Nos anos mais recentes tem-se observado uma maior frequência de episódios de seca meteorológica, alguns deles que se têm prolongado por mais de um período húmido (outono e inverno) e seco (primavera e verão) e também têm abrangido uma maior percentagem do território. Esta situação tem sido notória em todo o território, no entanto são as regiões Nordeste e a região Sul as mais afetadas.
Entre de 1941 e 2022, ocorreram em Portugal vários episódios de seca desde as secas dos anos 40’ até às mais recentes, depois de 2000. Desde 1980, já se registaram nove ocasiões em que mais de 10% do território estava em situação de seca extrema e quatro em que mais de 75% de Portugal continental estava em seca severa ou moderada.
Nos últimos 80 anos, realçam-se os episódios de seca meteorológica com maior severidade:
Das secas meteorológicas referidas, as mais graves foram:
De destacar ainda a seca meteorológica de 2016/2017, evento que registou um agravamento muito significativo no início do outono, situação pouca habitual, uma vez que nas situações de seca anteriores ocorreu um forte desagravamento no território das classes de seca severa e extrema em setembro e outubro. Em 2017, a 31 de outubro 25% do território estava em seca severa e 75% em seca extrema.