2025-02-18 (IPMA)
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informa que, no dia 17 de fevereiro, às 13h24, foi registado nas estações da rede sísmica do continente um sismo de magnitude 4.7 (Richter), com epicentro a cerca de 14 quilómetros a oeste–sudoeste de Seixal. Até às 14 horas do dia 18 de fevereiro, foram registadas duas réplicas de magnitudes 2.4 e 1.7, respetivamente às 10h36 e às 11h34.
De acordo com os inquéritos recebidos relativos aos concelhos de Almada, Seixal, Sesimbra, e Lisboa, este sismo terá sido sentido com a intensidade máxima V (escala de Mercalli 56), enquanto a réplica de magnitude 2.4 terá sido sentida com intensidade máxima III. Esta informação continuará a ser atualizada, recorrendo aos inquéritos que vierem a ser recebidos.
Importa sublinhar que um sismo com uma magnitude de 4.7 não tem potencial para gerar um tsunami. Realizada pelo Centro Português de Alerta de Tsunamis, a funcionar no IPMA, a monitorização de tsunamis no Atlântico Nordeste começa para sismos com magnitudes iguais ou superiores a 5.5.
A situação sismológica pode ser acompanhada pela população através da aplicação sismos@ipma.pt, ou através da página eletrónica do IPMA em www.ipma.pt.
Imagens associadas
Registo do sismo principal (Magnitude 4.7) nas estações mais próximas no continente
Registo da réplica (Magnitude 2.4) nas estações mais próximas no continente