2025-03-31 (IPMA)
No dia 27 de março, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) realizou um workshop exploratório sobre as contas dos ecossistemas marinhos, um conjunto de novos módulos de contas económicas do ambiente introduzido no sistema económico europeu no final de 2024, concebido para prestar informações coerentes sobre a extensão, o estado e os fluxos de serviços dos ecossistemas para o sistema socioeconómico.
Até ao final de 2026, Portugal deverá reportar estas novas contas ao Gabinete de Estatísticas da União Europeia (Eurostat) para toda a extensão do território nacional, incluindo o espaço marítimo nacional, e o IPMA está incumbido de apoiar o Instituto Nacional de Estatística (INE) na definição metodológica necessária à inclusão dos ecossistemas marinhos nas Contas Nacionais.
O workshop contou com investigadores do IPMA e elementos do INE. A metodologia que está a ser desenvolvida e os resultados preliminares deste trabalho, que envolve também várias instituições nacionais, as regiões autónomas e a academia, serão apresentados na Conferência da Oceano das Nações Unidas, em Nice, em junho de 2025.
Imagens associadas