2021-07-21 (IPMA)
O IPMA desenvolveu um website com informação meteorológica ajustada e em exclusivo para apoiar a Missão de Portugal aos Jogos Olímpicos "Tóquio 2020".
O website já se encontra em pleno funcionamento e resultou de um protocolo firmado em 2020 entre o IPMA e o Comité Olímpico de Portugal (COP), para apoiar a Missão de Portugal aos Jogos Olímpicos, que irão decorrer entre 23 de julho e 8 de agosto de 2021.
A informação disponibilizada no website inclui previsões meteorológicas em tempo real, com prazos de previsão que vão desde as “próximas horas” ao “próximo mês”, tendo como parâmetros meteorológicos mais relevantes a temperatura e humidade do ar, a precipitação, o rumo e intensidade do vento, a visibilidade e a agitação marítima. Adicionalmente, são também disponibilizadas previsões de stress térmico, com potencial influência no desempenho dos atletas (ver anexos).
As funcionalidades do website permitem aos utilizadores, por um lado, aceder a gráficos estáticos com uma estrutura concentrada das previsões meteorológicas e de rápida leitura e, por outro lado, interagir com a informação meteorológica, de forma a identificar de forma simples e em mais detalhe a evolução hora a hora dos valores previstos para os diferentes parâmetros meteorológicos.
Como curiosidade, no período de 2020 em que estava previsto a realização dos Jogos Olímpicos, o stress térmico foi mais elevado a partir da 2ª semana de agosto, que teria correspondido aos últimos dias dos Jogos Olímpicos. À data atual não é ainda possível conhecer este tipo de detalhes para o período integral dos Jogos Olímpicos em 2021, sendo o website agora divulgado a ferramenta adequada para este tipo de monitorização.
A realização em 2021 dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 devido à pandemia do COVID-19, teve como consequência a possibilidade de testar adicionalmente o sistema ao longo do último ano.
Imagens associadas
Apoio à Missão de Portugal aos Jogos Olímpicos - Tóquio 2020
Imagem 1a – Website do IPMA dedicado exclusivamente ao Comité Olímpico de Portugal para provas dos Jogos Olímpicos em Tóquio
Imagem 1b – Website do IPMA dedicado exclusivamente ao Comité Olímpico de Portugal para provas dos Jogos Olímpicos em Sapporo
Imagem 2 – Previsões horárias para os locais onde se realizam as competições dos Jogos Olímpicos em Tóquio (exemplo para temperatura e humidade do ar, índices de stress térmico WBGT e UTCI, vento, precipitação, visibilidade e nebulosidade). Representação interativa
Imagem 3 – Previsões horárias para os locais onde se realizam as competições dos Jogos Olímpicos em Tóquio (exemplo do índice de stress térmico WBGT (Wet Bulb Globe Temperature) com identificação de classes)
Imagem 4 – Previsões probabilísticas em 6 horas para os locais onde se realizam as competições dos Jogos Olímpicos em Tóquio (exemplo da probabilidade de ocorrência de gamas de valores de humidade relativa do ar)