2025-04-09 (IPMA)
Está a decorrer na sede do IPMA, em Lisboa, de 8 a 10 de abril de 2025, o Workshop sobre o tema “Avançar com os Serviços Climáticos Regionais para satisfazer as necessidades crescentes dos Serviços Meteorológicos Nacionais (SMNs) dos países membros da OMM RA VI”, do Centro Regional de Clima (RCC) da Associação Regional VI (RA VI - Europa) da Organização Meteorológica Mundial (OMM).
Cerca de 70 participantes provenientes dos SMNs dos países membros da OMM RA VI e peritos de instituições regionais analisam e debatem a temática dos serviços de clima. Os principais tópicos considerados são:
• Previsões e projeções climáticas para uma melhor tomada de decisões
• Melhoria dos serviços de dados do RA VI RCC e da monitorização do clima
• Reforço das parcerias para um envolvimento personalizado dos utilizadores
• Ligação entre a investigação e as operações para melhorar os serviços climáticos
As sessões contam com a participação e contributo de técnicos e cientistas do IPMA, incluindo duas apresentações relacionadas com: serviços de clima para o sector agrícola (Agroclimatic Platform); e o contributo da deteção remota – produtos satélite – para aplicações de clima (LSA SAF).
Os serviços climáticos desempenham um papel fundamental na nossa capacidade colectiva de compreender, antecipar e responder à variabilidade e às alterações climáticas. Numa era de riscos crescentes relacionados com eventos climáticos extremos, os serviços de clima tem uma importância crescente. A colaboração institucional e a interação com os diversos setores de atividade e utilizadores, o intercâmbio de conhecimento e experiência, e a transição dos avanços da investigação para práticas operacionais constituem aspetos essenciais a reforçar e melhorar no futuro próximo.
Imagens associadas