2024-06-11 (IPMA)
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA, I.P.) recebeu, nos dias 6 e 7 de junho, representantes da China e de Macau por ocasião da inauguração do "Laboratório Conjunto Sino-Português de Ciências Marinhas e Ambientais".
Este projeto resulta de um acordo de cooperação China-Portugal nas áreas das ciências marinhas e ambientais entre o Institute of Oceanology, Chinese Academy of Sciences (IOCAS), o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o Institute of Science and Environment of the University of Saint Joseph (ISE-USJ, Macau) e o Centro de Biotecnologia e Química Fina da Universidade Católica Portuguesa (CBQF-UCP).
No dia 6 de junho a visita incluiu os laboratórios de investigação do IPMA e a participação num seminário subordinado à temática "Ecossistema Marinho e Utilização Sustentável de Biorecursos", e no dia 7 de junho realizou-se a cerimónia de inauguração do "Laboratório Conjunto Sino-Português de Ciências Marinhas e Ambientais".
O laboratório supra citado promoverá a investigação das alterações nos ecossistemas, nomeadamente ao nível oceanográfico global, das catástrofes ecológicas, nomeadamente resultantes da proliferação de algas nocivas, do desenvolvimento das atividades de aquacultura incluindo a otimização de práticas sustentáveis, bem como a utilização de biorecursos dum modo geral.
Deste modo, este projeto promove a investigação nas áreas da ciência e da tecnologia, ao nível oceânico e ambiental, potenciando os intercâmbios entre a China e Portugal, com o concomitante desenvolvimento de investigação, formação e organização de eventos a nível científico.
O IPMA congratula-se com o reforço destes laços de cooperação com a China, estabelecidos através de Macau, com vista à promoção da investigação ligada a temáticas globais.
Imagens associadas