2024-10-21 (IPMA)
Continua aberto o período de inscrições para o Simpósio Iberoamericano de Ecologia Reprodutiva, Recrutamento e Pesca, VI SIBECORP.
A sexta edição do congresso realizar-se-á de 11 a 15 de novembro em formato presencial e virtual, organizado pelo IPMA e IEO-CSIC com o apoio da Rede INVIPESCA.
Continua aberto o período de inscrições para participar no VI Simpósio Iberoamericano de Ecologia Reprodutiva, Recrutamento e Pesca, SIBECORP. Organizado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e pelo Instituto Español de Oceanografía (IEO-CSIC), o colóquio terá lugar de 11 a 15 de novembro de 2024, em Lisboa, com o apoio da Rede Ibero-Americana de Investigação para o Uso Sustentável dos Recursos Pesqueiros, Rede INVIPESCA.
A participação no simpósio, que decorrerá na sede do IPMA, em Algés (Oeiras), é possível em formato presencial e virtual. O programa completo desta sexta edição já está disponível para todos os interessados no sítio Web do congresso.
O VI SIBECORP está estruturado em quatro sessões temáticas, as quais são sobre estratégias reprodutivas dos organismos aquáticos, potencial reprodutivo e resiliência, recrutamento e sucesso reprodutivo, e ecologia reprodutiva e gestão das pescas, assim como inclui dois workshops que abordarão as alterações climáticas e a resiliência dos stocks, por um lado, e o papel das mulheres na ciência das pescas, por outro.
O Dr. Henrique Cabral, Diretor de Investigação do Instituto Nacional Francês de Investigação, Alimentação e Ambiente (INRAE), apresentará a conferência inaugural intitulada “Efeitos das alterações climáticas na reprodução e recrutamento de peixes de interesse pesqueiro: o caso do Atlântico Noroeste”.
Actividades paralelas
Para além dos cinco dias dedicados ao desenvolvimento das quatro sessões temáticas e dos dois workshops acima referidos, esta edição do VI SIBECORP incluirá igualmente dois cursos pré-simpósio e um curso pós-simpósio nos quais poderão participar todos os inscritos. As vagas são limitadas, pelo que os interessados em participar deverão enviar com a maior brevidade possível um pedido de inscrição para sibecorp6@gmail.com.
O primeiro curso pré-simpósio está agendado para 7 de novembro, com possibilidade de participação presencial e virtual, e será dedicado à aplicação de ferramentas de genética molecular em ecologia e pescas. Será ministrado pela Dra. Ana Veríssimo (CIBIO-InBIO) e pela Dra. Pilar Cabezas, ambas da Universidade do Porto, e tem entre 25 e 30 vagas disponíveis.
O horário deste curso foi modificado e realizar-se-á das 14:30 às 18:30 (hora portuguesa), de modo a facilitar a participação de investigadores e estudantes de países latino-americanos em modo virtual .
O segundo curso pré-simpósio abordará a seleção, recolha e tratamento de dados oceanográficos pela Dra. Ana Machado, do IPMA. Realizar-se-á no dia 8 de novembro, das 14:30 às 16:30 (hora portuguesa), em formato presencial e virtual, para 20 participantes.
O programa será completado com um curso pós-simpósio que terá como objeto a aplicação de marcadores naturais na ciência das pescas, e que será ministrado em inglês pelo Dr. Tatsuya Sakamoto, Dr. João Neves e Dra. Inês Farias. Este curso terá uma parte teórica de duas horas em modo híbrido (presencial e virtual) que será ministrada de manhã das 10:00 às 12:00 horas (hora portuguesa) e uma parte prática de três horas em modo presencial das 13:00 às 16:00 horas (hora portuguesa). Este curso realizar-se-á no dia 18 de novembro com uma lotação máxima de 15 participantes.
Ainda há vagas disponíveis nestes cursos destinados a investigadores e estudantes.
Durante o VI SIBECORP serão atribuídos dois prémios: um para a Melhor Comunicação de Investigadores Juniores e outro para a Melhor Comunicação de Estudantes de Pós-Graduação ou Doutoramento, reconhecendo as melhores contribuições nas categorias de apresentação oral e de poster. Por fim, na quarta-feira, dia 13 de novembro, será realizada uma sessão de mentoria no local para jovens investigadores.
Todas as informações estão disponíveis no sítio Web do simpósio.