2024-08-05 (IPMA)
A investigação e monitorização do oceano acabam de receber um impulso significativo com o lançamento em 30 de julho de 2024 da plataforma digital SOMOSATLÂNTICO. Desenvolvida no âmbito do projeto “Observatório do Atlântico - Infraestrutura de Dados e Monitorização” e financiada pelo programa EEA-Grants, esta ferramenta inovadora pretende transformar a forma como se acede e utiliza os dados oceanográficos em Portugal, como por exemplo dados de parâmetros físico-químicos (e.g. temperatura, velocidade das correntes) e dados biológicos (e.g. fitoplâncton, moluscos bivalves).
A plataforma SOMOSATLÂNTICO surge como uma resposta às necessidades de centralizar e disponibilizar dados marinhos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e de outras entidades que operam na bacia do Oceano Atlântico. Com o objetivo de garantir a integridade, a manutenção e a partilha dos dados, a plataforma segue os Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, Reusable) e adota as boas práticas da União Europeia, estando em conformidade com a Diretiva INSPIRE.
O que torna a SOMOSATLÂNTICO verdadeiramente inovadora é a sua capacidade de promover um uso eficiente dos dados marinhos, fazendo a ponte entre os equipamentos que recolhem dados no oceano e os utilizadores finais. Esta plataforma, não só acrescenta valor aos dados de observação do oceano para fins científicos, tecnológicos e sociais, como também facilita a interação entre todos os stakeholders envolvidos na economia azul.
A plataforma SOMOSATLÂNTICO pode ser resumida por três componentes:
(1) Protocolos de Dados – que permitem a inserção de dados num repositório (base de dados);
(2) Catálogo de Metadados - que permite aos utilizadores localizar e obter informação sobre os dados, através de um sistema estruturado e de fácil navegação;
(3) Visualizadores e partilha de dados – ecrãs públicos para acesso e descarregamento de dados, através de uma interface amigável que facilita a partilha de dados sobre o meio marinho.
Descubra mais sobre esta inovadora ferramenta e como ela contribui para o processo de investigação e monitorização oceânica na bacia do Oceano Atlântico:
Imagens associadas