2024-12-23 (IPMA)
Participação da Investigadora Principal do IPMA, IP, Cláudia Afonso, na primeira reunião da Organização Mundial de Saúde dedicada à ingestão ótima de alimentos de origem animal, Grupo de Peritos em Avaliação Risco-Benefício.
A primeira Reunião de Peritos da Organização Mundial de Saúde (OMS) dedicada à ingestão ótima de alimentos de origem animal realizou-se entre os dias 11 e 15 de novembro de 2024, em São Félix da Marinha, Portugal. Esta reunião serviu para delinear o trabalho que conduzirá a recomendações sobre a ingestão ótima de alimentos de origem animal e alternativas à base de plantas.
Assim, a OMS reuniu um conjunto de peritos com uma grande experiência nesta área científica provenientes de seis regiões definidas globalmente, com vista à elaboração das diretrizes desta organização para a ingestão ótima de alimentos de origem animal. Esta tarefa será levada a cabo pelo Grupo de Elaboração de Diretrizes (GDG) e por um quadro de ação global que terá em conta os riscos e benefícios nutricionais, biológicos e químicos associados aos alimentos de origem animal e vegetal. Considerar-se-á igualmente a questão da sustentabilidade e da sua articulação com os demais aspetos, algo que será feito e avaliado pelo Grupo de Avaliação Risco-Benefício (RBAG), do qual a Doutora Cláudia Afonso, Investigadora Principal do IPMA, IP, fez parte, tendo esta procurado trazer a sua larga experiência nestas questões, bem como a perspetiva portuguesa e dos alimentos de origem marinha.
Pode consultar o “Relatório de sumário da primeira reunião da OMS sobre a ingestão ótima de alimentos de origem animal: Grupo de Peritos para a Avaliação dos Riscos e Benefícios”
Imagens associadas