2024-11-04 (IPMA)
O IPMA está fortemente envolvido na rede global de observação dos oceanos utilizando embarcações de pesca (FVON-The Fishing Vessel Ocean Observing Network), sendo um dos membros fundadores a par com o Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR), o Institute of Marine Biological Resources and Biotechnology-National Research Council (CNR-IRBIM) de Itália, o Environmental Defense Fund (EDF) dos E.U.A., o Swedish Meteorological and Hydrological Institute (SMHI), a Kyushu University do Japão, o MetService da Nova Zelândia, a School of Biological, Earth and Environmental Sciences da University of New South Wales (UNSW) da Austrália, a National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) dos E.U.A., a Oceanum Ltd da Nova Zelândia e a Ocean Data Network, Inc. dos E.U.A..
Neste âmbito, entre os dias 22 e 24 de outubro de 2024, teve lugar na Universidade de New South Wales (UNSW), Sydney, Austrália, a reunião preparatória dessa rede, para definição da sua estrutura governativa, bem como do plano de negócios. Nesta reunião participou A. Miguel Santos, Investigador Coordenador do IPMA e investigador do CCMAR, em representação de ambas as instituições. Foi decidido criar um Secretariado provisório, alojado temporariamente na EDF, chefiado por Christopher Cusak (EDF), constituído por Aubrey Taylor (EDF) e Dustin Colson Leaning (EDF), sendo apoiado por uma pessoa do IPMA e por Emilie Breviere (SMHI).
O FVON já foi reconhecido pelo GOOS (Global Ocean Observing System) e pela UNDOS (United Nations Decade of Ocean Science for Sustainable Development).
Imagens associadas