2024-10-24 (IPMA)
O primeiro Blue Biotech Hackathon do Algarve realizou-se entre os dias 18 e 20 de outubro. O evento contou com a participação do coordenador do Grupo de Grandes Migradores (P-MIGRA) do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o investigador Rui Coelho, que aceitou ser um dos mentores nesta iniciativa e criar um desafio ligado à programação em biologia pesqueira.
O evento arrancou na sexta-feira na Universidade do Algarve, em Faro, com os seminários, o brainstorming e a formação de equipas. Já na Sala Azul, em Albufeira, o fim de semana foi preenchido com vários desafios nas áreas da Biotecnologia, Ciência e Indústria, culminando com a apresentação de resultados e demonstrações.
Biólogos, cientistas de dados, engenheiros e a indústria enfrentaram diferentes desafios de biotecnologia, procurando encontrar em conjunto soluções impactantes, científicas ou industriais para problemas do mundo real na ciência e tecnologia marinha num curto espaço de tempo.
Lançado pelo IPMA, o Desafio de Monitorização das Pescas teve como principais objetivos agrupar vários conjuntos de dados sobre captura e esforço, que poderiam depois ser utilizados para rastrear a abundância das grandes espécies migratórias, das quais Rui Coelho é especialista, bem como o estado dos stocks pesqueiros. No final, procurou-se “desenvolver uma ferramenta de visualização que fosse informativa não só para os cientistas, mas também para os gestores e para o público em geral”.
Imagens associadas