2024-09-20 (IPMA)
O Seminário "Cavala é Saúde" decorreu, a 19 de setembro de 2024, no Auditório Magalhães, no IPMA Algés. Contando com a participação de Sua Excelência a Secretária de Estado das Pescas, Dra. Cláudia Monteiro de Aguiar, o evento organizado pelo IPMA e pela Docapesca procurou sublinhar o efeito benéfico do consumo de pescado na saúde, em particular no que diz respeito ao potencial da Cavala na prevenção de doenças neurodegenerativas e cardiovasculares.
Segundo o Presidente do IPMA, Prof. Doutor José Guerreiro, “é essencial valorizar o pescado, apostando na investigação, no desenvolvimento e na cooperação entre os Laboratórios do Estado e o setor económico. O objetivo será aumentar a oferta de produtos de pescado que contribuam significativamente para a melhoria da saúde pública”.
O Presidente do Conselho de Administração da Docapesca, Prof. Doutor Sérgio Faias, o representante da Associação Nacional dos Industriais de Conservas de Peixe (ANICP), Dr. Luís Avides e o Presidente da Associação Nacional da Indústria Alimentar pelo Frio (ALIF), Comendador Manuel Tarré, participaram na mesa redonda, moderada pela vogal do Conselho Diretivo do IPMA, Dra. Maria Ana, abordando diferentes questões relacionadas com a necessidade de apostar na melhoria da imagem da Cavala, ainda vista como um subproduto alimentar.
A iniciativa compreendeu as apresentações do Professor Doutor José Prates, da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa, da Doutora Carla Motta, do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), e das investigadoras Doutora Narcisa Bandarra, Doutora Ana Gomes Bispo e Doutora Cláudia Afonso, do IPMA.
Notícia anterior- 10 de setembro
A Cavala estará em destaque no seminário que se vai realizar no próximo dia 19 de setembro, pelas 9h30, no Auditório Magalhães do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em Algés, em coorganização com a DOCAPESCA.
“A iniciativa procura sublinhar a importância de uma alimentação rica em cavala na prevenção da doença de Alzheimer e do envelhecimento cognitivo, com o objetivo de realçar o potencial nutricional deste peixe acessível e barato. Serão apresentadas ainda as principais conclusões do estudo sobre o Índice de ómega 3 na população portuguesa e o contributo do pescado numa alimentação saudável”, esclarece a Investigadora e Chefe da Divisão de Aquacultura, Valorização e Bioprospeção do IPMA, Doutora Narcisa Bandarra.
No decorrer do evento, que contará com a participação da Secretária de Estado das Pescas, Dra. Cláudia Monteiro de Aguiar, serão apresentados os resultados dos projetos “NewFood4Thought” e “Pescado Controlado IV”, que demonstram o efeito benéfico do consumo de pescado na saúde, em particular no que diz respeito ao potencial da Cavala na prevenção de doenças neurodegenerativas e cardiovasculares.
A participação no evento é gratuita, mas a inscrição é obrigatória.
Imagens associadas