2024-12-14 (IPMA)
O Estado português tem a responsabilidade de recolher a informação e elaborar relatórios sobre o estado ambiental das águas marinhas, nos termos da Diretiva Quadro Estratégia Marinha (DQEM) transposta para o direito interno pelo Decreto-Lei n.º 108/2010, de 13 de outubro. O 1.º ciclo da DQEM decorreu no período entre 2012 e 2018 e integrou a Fase de Preparação e as Fase de Programa de Medidas. O 2.º ciclo decorreu entre 2018 e 2024, sendo o Relatório apresentado e lançado a consulta pública no próximo dia 16.12.24.
Para o 3º Ciclo de avaliação da DQEM que agora se inicia, pela primeira vez, foi desenhado um programa específico, sob a coordenação do IPMA. Destinado à recolha sistematizada dos diferentes parâmetros com campanhas oceanográficas dirigidas a este fim e financiado pelo Programa Mar 2030, numa primeira fase com um valor superior a 2 milhões de euros, este programa envolverá ainda outros Laboratórios de Estado, Centros de Investigação e Laboratórios Associados da área das Ciências do Mar.
A primeira campanha oceanográfica deste novo ciclo, foi realizada a bordo do NRP Andrómeda da Marinha Portuguesa, através de protocolo específico celebrado para o efeito entre o IPMA e a Marinha Portuguesa e envolveu uma vasta equipa, com uma tripulação de 14 elementos e uma equipa de investigadores e técnicos do IPMA também de 14 elementos. Os trabalhos de mar ocorreram nas áreas adjacentes da plataforma continental entre o Cabo Raso e Melides, com a duração de cerca de 2 semanas, ocorrendo a desmobilização do navio e equipagem no próximo dia 16.12.24.
Imagens associadas