2024-12-13 (IPMA)
Foi publicado recentemente o resumo do Boletim Climatológico de novembro de 2024 para a Região Autónoma dos Açores.
O mês de novembro foi muito quente em toda a região dos Açores, sendo o terceiro mais quente desde pelo menos 1941. De facto, o campo da temperatura do ar na região dos Açores apresentava anomalias positivas entre 1 e 1,5°C relativamente ao período de 1991-2020. De assinalar que anomalia da temperatura da superfície da água do mar nos Açores continua positiva desde 2017.
Novembro foi também relativamente chuvoso, com desvios entre 1,5 a 2 mm/dia relativamente ao mesmo período de referência.
Verificaram-se ainda alguns episódios de vento forte e de precipitação intensa, especialmente nas ilhas do Grupo Ocidental e Central, na sequência da tempestade subtropical Patty.
No mês de novembro o Anticiclone Subtropical do Atlântico Norte esteve em média centrado a SE dos Açores, estendendo-se em crista na direção do Estreito de Gibraltar e apresentando uma configuração idêntica à normal.
A corrente perturbada de oeste originou diversas situações de tempo severo com precipitação, vento e agitação marítima forte.
Imagens associadas