2024-08-19 (IPMA)
Foi publicado recentemente o resumo do Boletim Climatológico de julho de 2024 para a Região Autónoma (RA) dos Açores.
Situação Sinóptica
No mês de julho o Anticiclone Subtropical do Atlântico Norte (ASAN), estendia-se em cunha na direção do golfo da Biscaia; apesar de centrado a SW do arquipélago com intensidade de 1024 hPa, contrariamente ao que seria esperado climatologicamente para esta época do ano (NCEP/NCAR Reanalysis, 2000-2020) o ASAN apresentou o seu eixo mais orientado W-E e não SE-NE; apresentou menor intensidade sobre os Açores e a Península Ibérica e menor desenvolvimento para latitudes superiores a 45°N. Assim, da intensidade e configuração do ASAN neste mês de julho, resultou a passagem a norte, mas suficientemente próximas do arquipélago, de algumas perturbações associadas à Frente Polar, com situações de precipitação geralmente fraca e baixa visibilidade, sobretudo nas zonas de cota mais elevada da ilha.
Temperatura do Ar, do Mar e Precipitação
Relativamente ao período de referência, a anomalia do campo da temperatura média mensal do ar na região apresentava valores de 0,8 a 1,6°C no grupo Oriental e de 1,6 a 2,4 °C nos grupos Central e Ocidental. A anomalia do campo da precipitação média diária apresentava na região dos Açores valores de 0 a -2 mm/dia.
Julho foi um mês quente em toda a região dos Açores, e geralmente seco, exceto em Santa Maria e na Terceira. Foi também um mês com noires tropicais em todas as ilhas.
De destacar as temperaturas mensais do ar e da superfície do mar na região dos Açores, as quais atingiram os maiores desde 1940.
Imagens associadas