2024-06-11 (IPMA)
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I.P. (IPMA) e o Comité Olímpico de Portugal (COP) assinaram a 11 de junho um protocolo de cooperação com vista a apoiar a Missão de Portugal aos Jogos Olímpicos de Paris 2024, que decorrerão entre 26 de julho e 11 de agosto.
O IPMA ficará responsável pela partilha de informação meteorológica e climática atualizada, assim como o apoio científico e técnico, no âmbito da preparação da Missão de Portugal.
Este apoio irá formalizar-se, nomeadamente, na criação de um website dedicado aos Jogos Olímpicos com informação sobre produtos e dados meteorológicos para os diferentes locais onde decorrerão as provas das várias modalidades desportivas. Nesse sentido, é possível aceder de forma célere a regiões de França onde os atletas portugueses irão competir, como Paris, Chateauroux (Tiro com Armas de Caça), Marselha (Vela) e Tahiti (Surf).
O website disponibiliza previsões meteorológicas em tempo real, com prazos de previsão que vão desde as “próximas horas” ao “próximo mês”, tendo como parâmetros meteorológicos mais relevantes a temperatura e humidade do ar, a precipitação, o rumo e intensidade do vento, a visibilidade e a agitação marítima. São também disponibilizadas previsões de stress térmico, com potencial influência no desempenho dos atletas (ver anexos).
As funcionalidades do website permitem aos utilizadores, por um lado, aceder a gráficos estáticos com uma estrutura concentrada das previsões meteorológicas e de rápida leitura e, por outro lado, interagir com a informação meteorológica, de forma a identificar de um modo acessível e em mais detalhe a evolução hora a hora dos valores previstos para os diferentes parâmetros meteorológicos.
O Presidente do IPMA, José Guerreiro, refere a este propósito que “o Instituto congratula-se com esta colaboração, de poder, com o seu conhecimento científico e os seus técnicos, apoiar os nossos atletas na representação de Portugal num evento de tão nobre e histórica missão”.
José Manuel Constantino, Presidente do COP, sublinhou que, “após o sucesso da experiência em Tóquio, o COP renova o protocolo com o IPMA, permitindo colocar à disposição das nossas equipas técnicas e dos atletas as previsões meteorológicas que poderão encontrar nos locais de competição. É uma excelente colaboração que o COP saúda e agradece.”
Imagens associadas