2024-12-05 (IPMA)
Foi assinado, a 28 de novembro, um Protocolo de Colaboração entre o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I.P. (IPMA), representado pelo Presidente do Conselho Diretivo do IPMA, José Guerreiro, e o Instituto Marítimo Portuário (IMP) da Guiné-Bissau, representado pelo Presidente do Conselho de Administração do IMP., Gualdino Afonso Té.
Este protocolo tem como finalidade a promoção de programas que contribuam para o desenvolvimento das relações de cooperação bilateral entre os países, na área de atuação de ambas as instituições. Além disso, ambas as instituições assumem o compromisso de promover o intercâmbio de pessoal técnico e científico nas áreas de interesse comum, quer na partilha de experiências, quer para a boa implementação das ações conjuntas.
As ações de cooperação a desenvolver abrangem, no âmbito da investigação científica, a capacitação técnico-científica; formação técnica; dapoio laboratorial e técnico em projetos conjuntos; colaboração em campanhas científicas; identificação de mecanismos que permitam e facilitem a mobilidade de técnicos e investigadores entre ambas as instituições ao abrigo de projetos a desenvolver conjuntamente.
As ações de cooperação técnico-científica reafirmam o compromisso de ambos os países com os objetivos da Década das Nações Unidas da Ciência dos Oceanos para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030) e da Estratégia da CPLP para os Oceanos. Decorre ainda dos objetivos estabelecidos pelo Programa Estratégico de Cooperação (PEC) Portugal-Guiné-Bissau 2021-2025. Acresce que vem potenciar a Estratégia da Cooperação Portuguesa 2030, enquanto documento orientador da política de Cooperação para o Desenvolvimento, a qual estabelece como prioridade os Oceanos e a Economia Azul (eixo temático 5).
Imagens associadas