2024-04-03 (IPMA)
29 fevereiro - Palestra “Reutilização de resíduos sólidos minerais, aquáticos e agrícolas”
No dia 29 de fevereiro, no IPMA/Algés, realizou-se uma palestra com o Professor Alcides E. J. Sitoe, Professor Auxiliar no Departamento de Química (DQ) da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Moçambique, onde atua como Diretor dos cursos de licenciatura em Química Industrial e Química Ambiental, orientando estudantes de licenciatura e mestrado.
Desenvolveu trabalho na qualidade de investigador na área das indústrias cimenteiras que são responsáveis pela emissão de grandes quantidades de CO2 na atmosfera devido a decomposição de calcário, uma das principais matérias-primas para o fabrico de cimento. Uma das formas de minimizar os problemas ambientais causados por esta emissão é o uso de substâncias ecologicamente sustentáveis e capazes de substituírem parcialmente o cimento. Neste sentido, têm sido realizados esforços para a substituição parcial do cimento nas argamassas por resíduos de processos industriais, agrícolas e aquáticos, por causa dos custos e efeitos ambientais associados à produção do cimento.
25 de janeiro - "Otoliths as versatile loggers of population productivity and connectivity"
A 25 de janeiro 2024, a investigadora Susanne Tanner, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, proferiu uma palestra, no IPMA-Algés, sobre os otólitos como estruturas versáteis enquanto registos de produtividade e conectividade populacional. Os otólitos são estruturas rígidas de carbonato de cálcio e outros minerais, que estão localizados no ouvido interno dos peixes ósseos.
Muitas instituições, em todo o mundo, mantém vastos arquivos de otólitos de peixes que representam uma fonte de informação única e muitas vezes sub explorada. No decorrer desta palestra foram apresentados 2 exemplos de como os otólitos são utilizados para avaliar o crescimento populacional e a conectividade de peixes. Um destes exemplos mostrou as cronologias que foram desenvolvidas com base nos otólitos de um conjunto de espécies. Estas cronologias documentam variações de crescimento ao longo dos últimos 50 anos, cobrindo toda a ZEE de Portugal e permitem avaliar os factores bióticos e abióticos responsáveis pelas variações observadas.
8 de janeiro - "Offshore Wind Overview - BGS MArine Geoscience"
A 8 de Janeiro 2024, a investigadora Joana Gafeira, apresentou, no IPMA-Algés, uma palestra sobre a problemática dos reconhecimentos técnicos no offshore do Reino Unido.
A autora é licenciada em Geologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Mestre em Cartografia Geológica da Universidade de Évora com tese em Geologia Marinha decorrente no departamento de Geologia Marinha do LNEG e doutorada em Geologia Marinha pela Universidade de Edimburgo (Reino Unido). Trabalha há mais de 15 anos no British Geological Survey onde tem participado essencialmente na cartografia geológica submarina e geomorfologia submarina da plataforma continental do Reino Unido. Mais recentemente, tem participado em estudos geológicos relacionados com o desenvolvimento da indústria de aproveitamento da energia renovável eólica no mar.
Imagens associadas