2024-10-07 (IPMA)
A sessão de apresentação dos resultados da primeira campanha oceanográfica dos estudos técnicos para o potencial enérgico offshore, enquadrado na componente C21-07 – REPowerEU, do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), decorreu na manhã de 4 de outubro no Auditório Magalhães, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em Algés.
Representando um investimento de 42 milhões de euros, este é um “projeto sem precedentes nacionais e um pacto geracional face aos compromissos no combate às alterações climáticas”, assegurou o Presidente do IPMA, Professor Doutor José Guerreiro, na sessão que deu a conhecer o primeiro reconhecimento geológico e geofísico das áreas a concessionar futuramente às empresas de exploração de energia eólica offshore.
A campanha realizada ao longo de 42 dias a bordo do navio de investigação Mário Ruivo (NIMR) terminou a 30 de setembro e resultou na aquisição de “um total de 2166 quilómetros de linhas de navegação de sísmica de reflexão, de perfilador de fundo, de batimetria multifeixe e de retrodispersão acústica”, explica o coordenador do projeto e investigador do IPMA, Pedro Terrinha.
A recolha de dados implicou a utilização de equipamentos acústicos de casco e rebocados, que permitiram o mapeamento altimétrico do fundo, assim com uma primeira avaliação da sua constituição. Após a obtenção desta caracterização de base, está prevista a realização de uma nova campanha em 2025, que prevê a cobertura total das áreas a concessionar em Leixões e Figueira da Foz.
No encerramento da sessão, a Secretária de Estado do Mar, Dra. Lídia Bulcão, afirmou que “este projeto é um exemplo claro de que podemos unir conhecimento, inovação e colaboração internacional para enfrentar os desafios das alterações climáticas e preparar o futuro da nossa economia azul”.
A sessão compreendeu ainda as intervenções do representante do IPMA na qualidade de cliente, Dr. Paul Turnbull, do co-coordenador do projeto, Doutor Pedro Brito, e da Vogal do Conselho Diretivo do IPMA, Dr.ª Maria Ana Martins, tendo a manhã terminado com a visita ao Navio de Investigação Mário Ruivo.
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