2024-01-18 (IPMA)
O IPMA, I.P. assegura a sua participação no Projeto Aristotle através dos grupos de trabalho de “severe weather” e “tsunamis” desde 2017/2018 e de “forest fire” desde 2018/2019. Em outubro de 2023 foi renovada por mais um ano, a colaboração do IPMA nas diversas atividades deste projeto.
O projeto ARISTOTLE é um projeto piloto na área de sistemas de avisos precoces para desastres naturais. Pretende capacitar o Centro de Coordenação de Emergência e Resposta Europeu – “Emergency Response Coordination Centre (ERCC)” – no apoio a multirriscos meteorológicos e geofísicos, formando especialistas para a avaliação de situações de crise utilizando diversas ferramentas de suporte.
Este sistema pretende acrescentar valor às fontes de informação já existentes e respeitar plenamente as responsabilidades nacionais e regionais de cada país.
Foi criada uma parceria científica multirriscos, assegurando uma compreensão holística da gestão de crises em catástrofes naturais, com consequências correlacionadas e efeitos em cascata.
Este projeto integra, na Europa, uma rede colaborativa de peritos científicos e operacionais para explorar os conhecimentos científicos e tecnológicos disponíveis, através de uma aprendizagem mútua com vista a assegurar um diálogo colaborativo com a autoridade de proteção civil mandatada a nível nacional.
Em resumo, o projeto ARISTOTLE presta aconselhamento de multirriscos ao ERCC, quer antes ou durante a ativação do Mecanismo de Proteção Civil, caso seja necessário, a fim de aumentar os níveis de preparação e resposta da União Europeia e melhorar a sua capacidade de avaliação.
Para mais informação sobre o Projeto Aristotle e informação divulgada no portal da ERCC através da “European Civil Protection And Humanitarian Aid Operations, European Commission”, consultar as páginas da internet abaixo.
Imagens associadas