2024-11-06 (IPMA)
No âmbito do “Joint Workshop on Marine Sciences IPMA - IMR”, promovido no âmbito do Memorando de Entendimento entre o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) e o Instituto Norueguês de Investigação Marinha (IMR), realizou-se ontem um seminário no polo de Algés, que reuniu especialistas de diferentes áreas de investigação das duas instituições.
O evento contou com a presença da Chefe de Missão Adjunta da Embaixada da Noruega em Portugal, Karina Asbjørnsen, que sublinhou a importância da cooperação entre os dois países, nomeadamente na área do mar. Seguiram-se as intervenções do presidente do IPMA, Professor José Guerreiro, e do diretor-executivo do IMR, Professor Nils Gunnar Kvamstø, que apresentaram os respetivos institutos e enumeraram os principais projetos em curso.
Registou-se ainda um importante conjunto de intervenções de investigadores, nomeadamente nas áreas de sistemas de observação atlântica, bancos genéticos marinhos - biobancos azuis, aquacultura, valorização do pescado e segurança alimentar, planeamento de campanhas oceanográficas e gestão de navios de investigação, caracterização geofísica e monitorização para a instalação de energias eólicas offshore.
Apoiado pelo projeto financiado pela Islândia, Liechtenstein e Noruega, através dos EEA Grants, o evento “Joint Workshop on Marine Sciences IPMA - IMR” prevê a realização de um conjunto de atividades com investigadores de ambas as instituições até ao dia 7 de novembro, como a visita aos laboratórios do polo de Algés, ao Navio de Investigação Mário Ruivo e à Estação Piloto de Piscicultura de Olhão (EPPO).
Espera-se que esta iniciativa bilateral dê um novo impulso à colaboração de longa data entre as duas instituições, reforçando as relações bilaterais entre Portugal e a Noruega, que este ano completam um século, nomeadamente na área do mar. O trabalho de investigação e inovação a realizar futuramente favorecerá o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores, fomentando a economia azul sustentável em ambos os países e contribuindo para os objetivos da Década das Ciências do Oceano para a Sustentabilidade.
Imagens associadas