2024-12-05 (IPMA)
Organizada pela Docapesca, a Conferência Expo Fish Portugal 2024 realizou-se nos dias 2 e 3 de dezembro no auditório do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em Algés. Sob o tema “Do Mar Português para o Mundo”, o evento híbrido contou com a presença da Secretária de Estado das Pescas, Cláudia Monteiro de Aguiar, mobilizando inúmeros especialistas do setor do pescado.
“É com grande satisfação que acolhemos esta edição da Expo Fish”, assegurou o Presidente do IPMA, José Guerreiro, na sessão de abertura, recordando que o instituto, "em conjunto com a Docapesca e outros organismos do setor do mar, mas principalmente com os atores da fileira das pescas e da aquacultura, tem vindo a desenvolver um trabalho conjunto naquilo que diz respeito à valorização do pescado e à otimização e a gestão racional dos stocks”.
Ao longo do primeiro dia, foram debatidos temas relacionados com a inovação, sustentabilidade e promoção do pescado, fomentando-se a partilha de casos de sucesso e de oportunidades de negócio nos principais mercados internacionais.
Já o segundo dia da conferência foi preenchido com a apresentação dos finalistas do Prémio Inovação Expo Fish Portugal, que procura distinguir projetos de excelência em inovação e investigação alimentar relacionada com o mar. Entre as 44 candidaturas submetidas, o maior número alcançado até à data, “Trinca-Espinhas”, da Universidade Católica Portuguesa, que consiste no desenvolvimento de crackers de farinha de espinha de peixe, aproveitando subprodutos marinhos, conquistou o primeiro lugar nesta terceira edição do galardão.
Dedicado à promoção das atividades ligadas ao setor da pesca, o espaço expositivo virtual da Expo Fish Portugal permitiu não só conhecer melhor diferentes empresas e entidades nacionais, entre as quais o IPMA, como agendar reuniões na área B2B, com o objetivo de estabelecer novas parcerias.
Imagens associadas