2024-11-08 (IPMA)
Especialistas do Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) e o Instituto Norueguês de Investigação Marinha (IMR) participaram em “Joint Workshop on Marine Sciences IPMA-IMR”, organizado entre os dias 5 e 7 de novembro, no âmbito do Memorando de Entendimento firmado pelos dois organismos.
A iniciativa bilateral arrancou no pólo de Algés com a realização de um seminário aberto à comunidade científica nacional, que contou com a presença da Chefe de Missão Adjunta da Embaixada da Noruega em Portugal, Karina Asbjørnsen. As temáticas abordadas ao longo do evento foram as seguintes: sistemas de observação atlântica, bancos genéticos marinhos - biobancos azuis, aquacultura, valorização do pescado e segurança alimentar, planeamento de campanhas oceanográficas e gestão de navios de investigação, caracterização geofísica e monitorização para a instalação de energias eólicas offshore.
No segundo dia, os investigadores das duas instituições começaram por visitar o Departamento do Mar e Recursos Marinhos do IPMA, incluindo os Laboratórios de Patologia de Animais Aquáticos e de Experimentação Animal (LABVIVOS), dividindo-se, de seguida, em dois grupos. Um dos grupos continuou a visita aos Laboratórios de Geologia Marinha, de Recursos Pesqueiros e de Fitoplancton e depois subiu a bordo do Navio de Investigação Mário Ruivo. O outro grupo foi conhecer a Estação Piloto de Piscicultura de Olhão. A tarde foi preenchida com reuniões dos diferentes grupos de trabalho, que permitiram uma melhor compreensão sobre os projetos e iniciativas relevantes nas diversas áreas de investigação.
Apoiado pela Islândia, Liechtenstein e Noruega, através dos EEA Grants, o evento “Joint Workshop on Marine Sciences IPMA-IMR” culminou ontem, com a apresentação das conclusões e a identificação dos próximos passos para o desenvolvimento de um programa de trabalho entre os dois institutos, considerados líderes no domínio das ciências marinhas nos seus países. A iniciativa procurou impulsionar a colaboração de longa data entre as instituições e reforçar as relações bilaterais entre Portugal e a Noruega.
Imagens associadas