2024-10-08 (IPMA)
O Dia Mundial do Polvo é celebrado na data de 8 de outubro, em alusão aos oito tentáculos deste molusco. Esta celebração pretende contribuir para uma reflexão necessária sobre a importância dos polvos e da conservação dos seus habitats na natureza.
O polvo é um molusco cefalópode com oito tentáculos providos de ventosas. Vive em cavidades e nos rochedos localizados perto da costa, alimentando-se de peixes, pequenos crustáceos e outros invertebrados. Deste modo, caçam as suas presas utilizando os tentáculos e aniquilando-as com um bico quitinoso que possuem.
Os polvos são associados a certo tipo de capacidades especializadas e relacionadas com o número muito elevado de neurónios do seu sistema nervoso. Têm mais de 300 milhões de anos de história evolutiva, existindo cerca de 300 espécies conhecidas. Possuem características únicas como três corações e a capacidade de mudar de cor e textura do seu revestimento, rapidamente, o que lhes permite proteger de possíveis predadores.
O polvo tem uma grande relevância na subsistência de comunidades piscatórias, bem como a nível gastronómico, fazendo parte dos hábitos de consumo nutricional de forma importante.
Deste modo, trata-se de uma espécie com grande relevância a nível biológico, económico e cultural, o que sublinha a importância desta data comemorativa.
Imagens associadas