2024-09-06 (IPMA)
O Navio de Investigação (NI) Mário Ruivo recebeu esta quarta-feira a delegação parlamentar norueguesa, liderada pela embaixadora da Noruega em Portugal, Hanne Bruscetto, aquando da escala efetuada no Porto de Aveiro, no decorrer da campanha de mar do projeto “Technical studies for offshore energy potential” inserido na componente C21-07 – REPowereu, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência PRR).
O presidente do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Prof. José Guerreiro, e a vogal do Conselho Diretivo, Dra. Maria Ana Martins, acompanharam a visita, que se reveste de especial significado, uma vez que, em 2024, se assinalam os 100 anos de cooperação entre os dois países na área da investigação oceanográfica.
No mesmo dia, também os presidentes das câmaras municipais de Aveiro e Ílhavo, Eng. José Ribau Esteves e Eng. João Campolargo, respetivamente, o presidente do Concelho de Administração do Porto de Aveiro, Dr. Eduardo Feio, e o coordenador científico do CESAM - Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, da Universidade de Aveiro, Prof. Amadeu Soares, subiram a bordo do navio multidisciplinar de pesquisa oceanográfica e pesqueira, assim como os grupos de investigadores e técnicos do CESAM e da Universidade Sénior “Academia de Saberes de Aveiro”.
O investigador principal do IPMA e responsável de campanha, Doutor Pedro Terrinha, apresentou as diferentes áreas de aquisição de dados técnico-científicos do NI Mário Ruivo e seus equipamentos aos visitantes, explicando os estudos geofísicos que estão a decorrer, até ao final de setembro, em duas áreas de dois mil quilómetros quadrados, e que se destinam a facilitar a instalação de energia eólica offshore.
Imagens associadas