2023-05-26 (IPMA)
Numa estratégia de reforço da sua capacidade de observação, previsão meteorológica e cenarização de alterações climáticas, o IPMA, tem vindo, nos últimos anos, a investir significativamente nas suas infraestruturas operacionais, em todo o território nacional.
Nos últimos anos destacam-se:
Em 2018
A instalação do radar meteorológico de Porto Santo, financiado no âmbito da Operação POSEUR-02-1708-FC-000001 – Radar Meteorológico da Região Autónoma da Madeira (Vídeo1).
Em 2019
A instalação da rede de detetores de raios no Arquipélago da Madeira, financiada no âmbito da Operação POSEUR-02-1708-FC-000036 – “Rede de detetores de trovoadas na RAM”.
Em 2019 - 2022
Reforço e renovação dos sistemas de observação à superfície e em altitude, da rede de detetores de trovoadas e de visualização integrada de produtos meteorológicos financiada no âmbito da Operação POSEUR-02-1708-FC-000035 – “Sistemas de previsão, alerta e resposta do clima no Continente”.
Em 2020
A instalação do Radar de Terceira/Açores com financiamento exclusivamente nacional e de sistema automático de radiossondagem (Vídeo 2).
Em 2021
A instalação do LIDAR no Aeroporto da Madeira, para fins de investigação da estrutura termomecânica da camada limite superficial. Projeto financiado por Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI), no âmbito do sistema de apoio à investigação científica e tecnológica de projetos de infraestruturas de investigação de interesse estratégico.
Em 2022
Lançamento dos concursos, no âmbito dos INVESTIMENTOS:
1. PRR RE-C08-i04.03 - “Meios de prevenção e combate a incêndios rurais – Subinvestimento Rede de radares”:
• Renovação dos radares de Coruche e de Loulé (sistemas com cerca de 20 anos)
• Instalação de detetores de trovoada de Viana do Castelo e Loulé,
• Instalação de estações meteorológicas automáticas em Coruche e Loulé,
2. PRR TC-C10-i01 – “Hub Azul, Rede de Infraestruturas para a Economia Azul-Radares do Atlântico”:
• Instalação de novos radares de São Miguel e das Flores (semelhantes ao de Porto Santo),
• Instalação de detetores de trovoada em São Miguel/Nordeste e Flores,
• Instalação de estações meteorológicas automáticas de altitude, em São Miguel e nas Flores.
Os respetivos contratos foram celebrados em 2022, sendo o investimento na renovação dos radares de Coruche e de Loulé e na instalação dos novos radares de São Miguel e das Flores de 2.791.188,00 € e 4.942.604,87 €, respetivamente. Os radares de Coruche e de Loulé entrarão em funcionamento operacional no final do ano de 2023 e os de São Miguel e das Flores, em finais do primeiro trimestre de 2024.
Em conclusão
Os investimentos referidos permitirão reforçar e ampliar as redes de observação meteorológica, sendo de destacar a conclusão das redes nacionais de radares e de detetores de raios.
Numa altura em que os efeitos diretos e indiretos das alterações climáticas se fazem sentir cada vez mais, reconhece-se que após estes investimentos, o IPMA ficará estruturalmente mais bem capacitado, com sistemas de observação de última geração, indispensáveis nos domínios da vigilância meteorológica, da previsão a médio e a curto prazo e da monitorização do clima.
Imagens associadas