2024-02-12 (IPMA)
Foi publicado na Revista de Estudos "Açoreana", em dezembro de 2023, o artigo científico ""Os caracóis endémicos dos Açores estão a desaparecer. De quem é a culpa?" (em anexo) que contou com o contributo do meteorologista do IPMA, Diamantino Henriques.
Cerca de 50 anos de recolhas de moluscos terrestres depositadas na Colecção de Referência do Departamento de Biologia da Universidade dos Açores (DBUAç-MT) foram utilizadas para investigar alterações na abundância, e eventualmente procurar possíveis causas da extinção de certas espécies endémicas de moluscos na ilha de Santa Maria.
A análise de parâmetros meteorológicos (temperatura do ar, precipitação, humidade relativa) proporcionou evidências da influência da alteração climática, e o uso da terra ao longo dos anos mostrou extensa fragmentação do habitat, aumento da floresta secundária e propagação de espécies invasoras.
Os resultados sugerem que as alterações climáticas e a destruição do habitat, juntamente com a introdução de plantas e animais invasores, são responsáveis por tal desaparecimento.
Imagens associadas