2021-12-21 (IPMA)
Ao longo dos últimos meses, técnicos da equipa de Aquacultura, Valorização e Bioprospeção do IPMA, têm visitado escolas em Lisboa (2) e Viana do Castelo (1) para apresentar e discutir os temas relacionados com o projeto Neptunus - sobre a promoção do desenvolvimento sustentável do setor do pescado no espaço Atlântico.
Cerca de 120 jovens, entre os 15 e os 17 anos, participaram nesta ação de consciencialização "SOS sobre o futuro do consumo de pescado", onde foram abordados temas como os impactos ambientais da produção de pescado, a contribuição da alimentação humana para a mudança climática, ou de que forma cada pessoa pode ter um consumo mais responsável e sustentável.
Esta tem sido uma excelente oportunidade para melhorar o conhecimento dos jovens sobre pescas e aquacultura, mas também para ficarmos a conhecer as suas preferências em termos de pescado, mostrando-lhes como especies menos conhecidas podem ter um impacto ambiental menor.
O Neptunus visa promover o desenvolvimento sustentável do setor do pescado no espaço Atlântico, através do desenvolvimento de uma metodologia que permita a certificação ambiental dos produtos, e a definição de estratégias de eco-inovação para a produção e consumo, num contexto de economia circular.
O IPMA está disponível para conversar com as escolas sobre os resultados do projeto e sensibilizar para a questão da alimentação humana em termos de ambiente e consumo sustentável: info@ipma.pt
Imagens associadas