2020-08-11 (IPMA)
A espécie Velella velella (Veleiro) está de momento a ocorrer em pequenas quantidades por toda a costa Oeste Portuguesa, incluindo em algumas ilhas dos Açores.
Trata-se de uma espécie de ocorrência comum e os seus tentáculos são pequenos e ligeiramente urticantes, sendo aconselhável evitar o contacto direto com os mesmos de forma a evitar potenciais reações alérgicas, em caso de maior sensibilidade. Não havendo evidências de queimaduras ou problemas de saúde associados, é considerada inofensiva.
Contudo, caso tenha estado em contacto com as mesmas e tenha sido picado, aplique bandas de gelo e se possível bicarbonato de sódio. A informação destas ocorrências é muito importante para o estudo das espécies, e como tal, caso haja alguma reação adversa maior, por favor entre em contacto com o GelAvista.
Contamos com a colaboração de todos os cidadãos com o envio de informação de avistamentos (data, local, número de organismos e fotografia, se possível) através da aplicação, disponível para sistemas Android e iOS, ou para plancton@ipma.pt.
A equipa do GelAvista encontra-se disponível para qualquer esclarecimento adicional.
Imagens associadas