2020-11-19 (IPMA)
Decorreu entre 9 e 30 de setembro de 2020, a campanha de investigação IBERAS0920 que teve como principal objetivo a estimação da abundância, por métodos acústicos, de sardinha na costa ocidental da Península Ibérica.
A campanha IBERAS0920 foi realizada pelo Instituto Espanhol de Oceanografia (IEO) e pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I.P. (IPMA), a bordo do Navio de Investigação do IEO "Ramón Margalef".
Os resultados obtidos revelaram um aumento da abundância de juvenis (idade 0) de sardinha; de 5 452 milhões de peixes (101 mil ton) em 2019 para 6 783 milhões em 2020 (136 mil ton). Foi, aliás, o melhor recrutamento de sardinha dos últimos 15 anos. A abundância dos indivíduos de idade 1 confirmam o nível elevado de recrutamento observado em 2019. Assim como em anos anteriores, a maior concentração de juvenis foi observada na costa ocidental norte de Portugal.
Na campanha IBERAS0920 foram rastreadas cerca de 900 milhas entre Estaca de Bares (em Espanha) e o Cabo de São Vicente, tendo-se realizado 51 operações de pesca, 11 das quais pela traineira portuguesa “Deus Não Falta” entre Matosinhos e o Cabo Espichel. Os trabalhos realizados pelo IPMA e pelo sector pesqueiro português enquadram-se no Projeto “Abordagem Ecossistémica para a gestão da pesca da sardinha” – Sardinha2020 (programa operacional MAR2020).
As campanhas IBERAS coordenadas por Portugal e por Espanha têm como objetivos a determinação, por métodos acústicos, do recrutamento anual (quantidade de juvenis que acresce ao stock adulto) de sardinha e de biqueirão, assim como, a caracterização ambiental do ecossistema pelágico na costa ocidental da Península Ibérica. O índice de recrutamento obtido nestas campanhas poderá vir a ser integrado no modelo de avaliação atualmente adotado pelo Conselho Internacional para a Exploração do Mar (CIEM/ICES) para o stock ibérico de sardinha, e assim melhorar o aconselhamento científico para a gestão da pescaria deste recurso.
Imagens associadas