2019-06-04 (IPMA)
Decorreu em Ghent, Bélgica, nos dias 14 e 15 de Maio de 2019 a reunião de Coordenação dos 18 meses do projeto europeu SEAFOODTOMORROW (ref. 773400 – financiamento H2020), coordenado pelo IPMA com a presença de mais de 70 participantes.
Este projeto centra-se essencialmente na validação de ações de inovação para a indústria da produção e processamento de pescado. Pretende-se otimizar e validar produtos de excelente qualidade, incluindo pescado com níveis adequados de nutrientes essenciais e teores reduzidos de sódio, bem como produtos processados de pescado de fácil e conveniente utilização por segmentos específicos da população, nomeadamente grávidas, idosos e crianças.
As tecnologias a validar compreendem sensores para a deteção e quantificação rápida dos teores de contaminantes em pescado, tecnologias de secagem, pasteurização e esterilização de pescado com maior eficiência energética e menor utilização de água, e estratégias de redução de contaminantes em pescado. O projeto pretende ainda validar ferramentas inovadoras que permitam determinar a autenticidade de pescado, bem como assegurar a sua rastreabilidade e criar as bases para a certificação da qualidade de pescado. Dada a excelente comunicação existente entre os 35 parceiros, as atividades em curso estão em linha com o inicialmente planeado, tendo servido a reunião para definir o plano de ação para as atividades a desenvolver nos próximos 6 meses.
A próxima reunião está agendada para os dias 5 e 6 de Novembro no Porto, Portugal.
Imagens associadas