2019-10-01 (IPMA)
A jovem empresa UNDERSEE, incubada no Instituto Pedro Nunes em Coimbra e lançada em 2016, no âmbito do programa da European Space Agency (ESA) Business Incubation Centre (BIC) Portugal, está a desenvolver uma solução inovadora para a monitorização do ambiente marinho. Após recente conclusão de um projeto Kick-Start Atlantic-Area (estudo de viabilidade técnica e económica), no âmbito do programa ESA Business Applications, está neste momento a preparar um projeto demonstrador denominado “Improved decision-making with satellite observations and forecasting of water quality changes in marine environments”, que terá início no primeiro trimestre de 2020 e será co-financiado pela ESA, com envolvimento e colaboração do IPMA.
O sistema UNDERSEE, totalmente desenvolvido em Portugal, é uma nova geração de sistemas “Ferry Box”, de reduzidas dimensões, mais versátil e sem requisitos de manutenção de sensores por parte do utilizador. É de simples instalação em qualquer tipo de embarcação e pode ser implementado diretamente em boias ou estruturas de aquacultura.
É constituído por um equipamento de recolha de dados da qualidade da água em tempo real (UNDERSEE_water) e uma plataforma “cloud” para visualização dos dados e integração de ferramentas de apoio à decisão (UNDERSEE_cloud) (Fig. 1).
O IPMA pretende adoptar esta solução e o serviço UNDERSEE para a monitorização ambiental da costa portuguesa nos projectos “OBSERVA.PT - Observações a bordo de navios comerciais nacionais para apoio à proteção e restauração da biodiversidade nos ecossistemas marinhos do Mar Português” (16-01-04-FMP-002), financiado pela UE e pelo Governo Português no âmbito do Programa Mar2020 e “OBSERVA.FISH - Sistemas de Observação Autónomos a Bordo de Embarcações de Pesca para Apoio a uma Gestão dos Ecossistemas Marinhos” (PTDC/CTA-AMB/31141/2017), financiado pela UE e FCT, no âmbito do Programa Portugal2020 (Lisboa2020 e Algarve2020).
Em anexo apresenta-se uma descrição mais pormenorizada do sistema UNDERSEE e suas aplicações.
Imagens associadas