2019-06-17 (IPMA)
O ICES Science Day, que se realizou no passado dia 7 no IPMA em Algés, contou com a presença de mais de 100 investigadores nacionais e partes interessadas nos assuntos das ciências marinhas. O objetivo foi o de divulgar o plano de Ciência do Conselho Internacional para a Exploração do Mar (ICES), explicar como esta organização funciona e discutir os benefícios de uma maior participação na Comunidade ICES por parte de investigadores da Academia. Por último, importava identificar quais os mecanismos financeiros e/ou outros que pudessem assegura uma melhor participação nesta organização transatlântica.
Investigadores dos principais centros de investigação do país e universidades que se dedicam aos assuntos das ciências marinhas, estiveram presentes e deram o seu contributo ativo para a discussão dos vários assuntos. Os oradores convidados, tendo por base o plano de ciência do ICES apresentaram palestras de grande nível nas diversas áreas da ciência, desde o estudo dos ecossistemas, observação e exploração, avaliação dos impactos da atividade humana e os seus usos no meio marinho, conservação e gestão de recursos e ecossistemas, até à aquacultura, desenvolvimento de tecnologias de apoio à ciência e atividades no mar e as ciências sociais e económicas.
No fim, considerou-se a importância da criação de uma linha de financiamento que permitisse aos cientistas portugueses a sua maior participação em reuniões de trabalho do ICES, que ajudaria a uma maior consolidação da posição de Portugal nesta organização e ao mesmo tempo, beneficiaria a investigação nacional a partir das parcerias de investigação e criação de redes de especialistas no futuro.
Imagens associadas