2018-12-18 (IPMA)
No dia 14 de dezembro decorreu no IPMA a sessão de encerramento do projecto SeaITALL (http://seaitallproject.eu/), que visa o desenvolvimento de um sistema integrando um conjunto de soluções para melhorar a monitorização e o controlo da atividade da pesca.
O consórcio promotor é constituído pela XSEALENCE – Sea Technologies S.A. e pelo INOV INESC Inovação, com a colaboração da TecnoVeritas, do IPMA e do ISCTE. Como resultado do projeto foram desenvolvidas novas funcionalidades que têm por objetivo complementar a oferta tecnológica disponibilizada pela Xsealence, compreendendo módulos para a deteção automática de tráfego à entrada/saída dos portos, identificação de embarcações e deteção de pesca com recurso a análise de imagem vídeo, desenvolvimento de sistemas para quantificação de pescado a bordo e de deteção automática de navios utilizando imagens óticas de satélite.
Neste consórcio, o IPMA foi responsável pela caracterização dos padrões de pesca, tendo dado os primeiros passos na definição de regras para o reconhecimento automático da atividade da pesca no arrasto e no cerco. A ideia é dotar o Sistema de Monitorização Contínua das Atividades da Pesca (MONICAP) de uma nova geração de módulos para processamento e extração de informação, melhorando o conhecimento sobre as atividades da pesca nas suas várias vertentes e contribuindo decisivamente para um melhor apoio à monitorização desta atividade e à decisão sobre a gestão das pescarias.
Imagens associadas