2018-05-15 (IPMA)
Os desafios que a produção em aquacultura vai enfrentar nos próximos anos são elevados. Um deles é o de aumentar a rentabilidade da produção em aquacultura de forma sustentável do ponto de vista ambiental e respeitando o bem-estar animal. A produção em cultivo multitrófico integrado (IMTA) pode cumprir estes requisitos. Dada a experiência da EPPO-IPMA neste tipo de produção em tanques de terra, foram organizadas duas seções de transferência do conhecimento técnico-científico ao setor e entidades interessadas nos dias 11 e 12 de Abril. Foi realizada uma ação de transferência de conhecimento, integrada nos objetivos do projeto AQUATRANSFER constituída por uma componente teórica (3 palestras) e uma componente prática.
A segunda ação, no âmbito to projeto INTEGRATE, pretendeu divulgar boas práticas em técnicas de produção em IMTA e contou com a apresentação de experiências de Produtores e da Academia. Esta reunião teve como objetivo fomentar a partilha de experiências, a cooperação e a criação de uma rede de interessados neste tipo de produção em Portugal. Seguiu-se-lhe uma sessão de debate para definir o que é o IMTA em Portugal, identificar os estrangulamentos que enfrenta e as áreas prioritárias para o seu desenvolvimento.
A realização destes seminários teve o apoio do Parque Natural da Ria Formosa (ICNF), o qual gentilmente abriu as portas do auditório, dado o elevado número de participantes.
Imagens associadas