2018-10-31 (IPMA)
O IPMA participa através da sua Divisão de Aquacultura e Valorização no novo projeto europeu de investigação científica SEATRACES, na área da rastreabilidade e rotulagem do pescado. Este projeto é coordenado pelo Instituto de Investigaciones Marinas (Galiza, Espanha), e no total estão envolvidos 19 parceiros de 6 países (Espanha, Portugal, Irlanda, Reino Unido, França e Alemanha).
O projeto SEATRACES é cofinanciado pelo programa Interreg da Área Atlântico através dos fundos FEDER, com mais de 2,6 milhões de euros. O projeto vai-se desenrolar até 2020 e o seu principal objetivo é demonstrar aos sectores da produção, transformação e comercialização de pescado e também aos consumidores, que a rotulagem e a rastreabilidade dos produtos da pesca são essenciais para proteger e valorizar a pesca e a aquacultura da área Atlântica.
Neste sentido, contempla o desenvolvimento, teste e implementação de um conjunto de ferramentas inteligentes de rastreabilidade e rotulagem para uma produção sustentável de pescado. Complementarmente serão ainda realizadas análises de opinião dos consumidores dos seis países participantes para determinar o nível de interesse nos rótulos de qualidade, tais como "pesca local e sustentável", ou num rótulo de origem geográfica e também avaliados através de estudos de caso, os benefícios ou desvantagens que esses rótulos implicariam para os produtores.
Mais informação em: http://www.brincobrinco.com/testing/seatraces/
@seatracesproject (Facebook) @SeaTraces (Twitter)