2017-04-19 (IPMA)
Março em Portugal Continental foi classificado como normal em relação à quantidade de precipitação e quente em relação à temperatura do ar.
O valor médio da temperatura máxima, 17.89°C, foi superior ao valor normal, com anomalia de +0.89°C, e o valor médio da temperatura mínima do ar, 6.83°C foi igual ao valor normal. O valor médio da temperatura média do ar foi de 12.36°C, +0.45°C acima do valor normal.
No continente o total de precipitação em março, 80.9 mm, corresponde a cerca de 130% do valor normal. Apesar disso nas regiões Centro e Sul os valores foram superiores ao normal e próximos ou inferiores nas regiões a norte do Mondego.
De referir os seguintes episódios:
• 7 a 10 de março: devido a uma corrente de leste registaram-se valores muito elevados da temperatura máxima do ar, atingindo-se valores próximos de 30 °C nas regiões de Braga, Vale do Douro, Beira Litoral, Vale do Tejo e Alto Alentejo (valor mais alto em Mora, 30.9 °C no dia 9). Nos dias 9 e 10 os valores de temperatura máxima igualaram ou ultrapassaram os anteriores maiores valores para o mês de março;
• 23 a 27 de março: valores baixos da temperatura mínima do ar (valor mais baixo em Penhas Douradas, -4.9 °C no dia 23);
• 23 a 27 de março: precipitação generalizada, por vezes forte e de granizo e ocorrência de trovoadas; queda de neve nas terras altas, atingindo cotas baixas, 400 a 500 m de altitude no interior Norte.
Durante este mês verificou-se diminuição significativa da área em situação de seca, tendo terminado em grande parte das regiões do Centro e do Sul, estando apenas 20% do território em situação de seca fraca.