2017-06-22 (IPMA)
De 31 de Maio a 05 de Junho uma equipa de investigadores do IPMA participou e coordenou a campanha oceanográfica PES, realizada a bordo do Navio de Investigação Sarmiento de Gamboa. A campanha integrou-se no projeto de Investigação PES: Pockmarks e estruturas de escape de fluidos no Esporão da Estremadura: implicações para a geologia regional, biologia e sistemas petrolíferos, com financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (PTDC/GEO-FIQ/5162/2014). Este cruzeiro teve partida em Vigo a 31 de Maio e regresso a Lisboa a 5 de Junho. Além dos investigadores do IPMA (Vitor Magalhaes, Teresa Drago, Ana Isabel Rodrigues e Joana Raimundo) participaram, também, técnicos e investigadores da Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC), da Universidade de Aveiro e do Instituto Superior Técnico.
Durante esta campanha foram adquiridas 270 milhas náuticas de batimetria multifeixe, 45 milhas náuticas de sísmica de reflexão multicanal (com dois sistemas distintos e de resoluções complementares), 21 estações de amostragem e 1 mergulho com o ROV Luso (EMEPC). Foram identificadas novas ocorrências de pockmarks no Esporão da Estremadura e, os dados recolhidos, permitirão caracterizar a atividade destas estruturas. Esta campanha permitiu também a realização com sucesso de provas de mar do AUV Medusa, desenvolvido no âmbito do projeto MEDUSA DEEP SEA (medusadeepsea.com) do qual o IPMA faz parte, e que culminaram com um mergulho a 1219 m de profundidade dando assim um importante passo no desígnio de explorar e mapear o mar profundo com tecnologia Portuguesa.
Os nossos agradecimentos à Unidad de Tecnología Marina (UTM) do Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC) e aos Investigadores responsáveis do projeto FAUCES pela colaboração no estabelecimento desta parceria que possibilitou a realização desta campanha. Agradecemos ao comandante e tripulação do NO Sarmiento de Gamboa, assim como aos técnicos da UTM-CSIC, todo o empenho e excelência do trabalho realizado a bordo.
Imagens associadas