2017-01-25 (IPMA)
O IPMA I.P., comunica, com pesar, o falecimento do Professor Doutor Mário Ruivo, o mais significativo divulgador das temáticas do mar e incansável defensor da necessidade de uma governação responsável e uma utilização sustentável dos oceanos.
O Professor Mário Ruivo, era atualmente Presidente da Comissão Oceanográfica Intersectorial do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Presidente do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável; Presidente do Comité para a Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO e Representante de Portugal no seu Conselho Executivo; Presidente do European Centre for Information on Marine Science and Technology (EurOcean); Delegado de Portugal no Marine Board da European Science Foundation; Presidente da Assembleia-Geral da Sociedade Portuguesa de Ciências Naturais (SPCN); Presidente da Federação Portuguesa das Associações e Sociedades Científicas (FEPASC; Presidente da Direcção do Fórum Permanente para os Assuntos do Mar (FPAM).
Biólogo de formação (Universidade de Lisboa, 1950), o Professor Mário Ruivo especializou-se em Oceanografia Biológica e Gestão dos Recursos Vivos na Universidade de Paris – Sorbonne, Arago Laboratory (1951-1954). Realizou numerosas publicações científicas nas áreas da Oceanografia Biológica, Ecologia e Gestão dos Recursos Pesqueiros, o Professor Mário Ruivo é autor de estudos, ensaios e artigos sobre Política e Governação do Oceano, Cooperação internacional em Assuntos do Oceano, Ciência, Sociedade e Ética.
Tendo sido Secretário de Estado das Pescas e Ministro dos Negócios Estrageiros em 1974-75. Desempenhou ainda diversos cargos nacionais e internacionais de relevo, no sistema das Nações Unidas e na Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO, na FAO, onde foi Director da Divisão de Recursos Aquátios e Ambiente do Departamento de Pescas. Foi coordenador da Comissão Mundial Independente para os Oceanos. Teve um papel relevante como conselheiro científico na EXPO’98 e como coordenador da Equipa de Missão para o Programa Dinamizador de Ciências e Tecnologias do Mar – PDCTM. Foi Professor Catedrático Convidado da Universidade do Porto / ICBAS. Tendo-lhe sido atribuído em dezembro no ano transacto o título de Doutor Honoris Causa pela Universide do Algarve.
Foram-lhe atribuídos vários prémios, a nível nacional e internacional, tendo sido agraciado com: a Grã-Cruz da Ordem Nacional de Mérito Científico (Brasil); Grã-Cruz da Ordem de Mérito (Portugal); Grande Oficial da Ordem Militar de Santiago de Espada (Portugal); Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique (Portugal); Companion, The National Order of Merit (Malta); Chevalier de la Légion d’Honneur (França).