2017-07-12 (IPMA)
O GelAvista é o programa de ciência cidadã do IPMA responsável pela monitorização de organismos gelatinosos na costa Portuguesa, coordenado por Antonina dos Santos e o seu grupo de investigação, especialistas no estudo da ecologia destes animais. O programa pretende envolver a população em geral para a recolha de informação sobre a ocorrência ou inexistência de organismos de aspeto gelatinoso nas praias, marinas, em atividades de mergulho ou náuticas, ou ainda desde embarcações. Para tal basta que os cidadãos enviem a informação do avistamento (data, local, número de organismos e fotografia, se possível) para o email plancton@ipma.pt.
Após um ano e meio de existência, mais de 110 observadores voluntários comunicaram cerca de 530 avistamentos ao longo de toda a costa Portuguesa, Açores e Madeira. Devido ao interesse mostrado em relação a avistamentos em todo o território Português e não apenas em território continental oficializa-se, com a participação nas “Conferências do Mar 2017”, a decorrer dias 10 e 11 no Funchal, a extensão do programa ao arquipélago da Madeira. Esperamos que todos os Madeirenses e visitantes das ilhas continuem a colaborar no programa GelAvista para que se possa compreender a dinâmica dos organismos gelatinosos a larga escala em território nacional. A nível regional as responsáveis serão Sofia Vieira, dos Assuntos do Mar da Direção Regional do Ordenamento do Território e Ambiente e Mafalda Freitas, da Estação de Biologia Marinha do Funchal.
Divulgamos ainda a nova aplicação GelAvista para telemóvel e Tablet desenvolvida pelo colaborador do programa, André Morais, que poderá ser descarregada na playstore. Com esta ferramenta esperamos facilitar o envio de avistamentos de organismos gelatinosos ou nulos a todos os observadores GelAvista.
Por favor, divulgue e participe! O seu contributo é muito importante!
Imagens associadas