2016-10-31 (IPMA)
No dia 30 de Outubro de 2016, pelas 06:40 UTC, ocorreu na zona Centro de Itália, a 6 Km N de Norcia, um sismo de magnitude 6,5 [MW- magnitude momento], com uma profundidade superficial, cerca de 10 Km. Este é atualmente o maior evento sísmico ocorrido na sequência sísmica, desde o sismo no dia 24 de Agosto, MW=6.2, caracterizado por muitas réplicas, mais de 30 com magnitude superior a 4.0, destacando-se o do passado 26 de Outubro, com uma magnitude de 5.9, que se poderá prolongar por meses. Este abalo sísmico é o maior em Itália, desde o Irpinia, em 1980, com MW=6.9.
O referido sismo provocou danos materiais nas construções mais vulneráveis, em várias localidades na região de Perugia, mais próximas do epicentro, tendo sido medidos valores de pico de aceleração extremamente elevados, onde se estima que a intensidade máxima possa ter atingido o grau IX (Mercalli Modificada), tendo sido sentido também, com menor intensidade, em diversas cidades de Itália, num raio de cerca de 600 Km.
O sismo, com génese intraplacas, resultou de movimentação numa falha normal superficial, com orientação NW-SE, na faixa Central dos Apeninos.
O referido evento sísmico foi registado em todas as estações da rede sísmica nacional, tendo as primeiras ondas do sismo sido detetadas na estação de Bragança, ás 06h40m, que se localiza a cerca de 1600 km do epicentro.