2016-09-28 (IPMA)
Encontra-se a decorrer de 26 a 30 de setembro, a conferência anual de satélites da EUMETSAT, no âmbito das comemorações do seu 30º aniversário, onde estão a participar cerca de 400 técnicos da área da meteorologia de diferentes serviços meteorológicos nacionais, incluindo o IPMA.
Estes especialistas irão abordar a forma como as observações remotas de satélites têm vindo, ao longo dos últimos anos, a sustentar o desenvolvimento da meteorologia assim como de aplicações climáticas e oceanográficas numa perspetiva de futuro.
A preparação da utilização de dados de futuros sistemas de satélite, como o revolucionário METEOSAT de 3ª geração, será igualmente discutido. Especialistas irão analisar os avanços feitos ao nível do nowcasting e da previsão numérica de alta resolução, como a base para os alertas precoces, para além da necessidade de uma observação remota cada vez mais rápida e precisa, por parte de satélites geoestacionários.
Outros tópicos incluem ainda a meteorologia marítima e a oceanografia, nomeadamente o aumento do fluxo de dados para o programa Copernicus, fornecidos através do satélite Jason 3.