2016-12-14 (IPMA)
Terminou a Campanha JUVESAR 2016 no navio NI Noruega que decorreu na zona costeira entre Caminha e o Cabo Espichel de 29 de Novembro a 11 de Dezembro, cujo objetivo principal foi a estimação da abundância dos juvenis de sardinha na principal zona de recrutamento da espécie na costa portuguesa.
Foram realizadas 45 radiais de rastreio acústico entre os 10-60 m de profundidade e 23 arrastos pelágicos para validar a composição dos cardumes detetados pelo método acústico. Durante a noite, foram ainda realizadas 30 estações oceanográficas para determinar a distribuição das larvas de sardinha, a abundância do plâncton de que se alimentam e as condições ambientais associadas à sua distribuição preferencial (temperatura, salinidade e fluorescência).
Foram detetados cardumes de sardinha ao longo de toda a costa, com especial incidência na zona entre Aveiro e a Figueira da Foz. Nesta zona também abundaram as aves marinhas e os golfinhos. O tamanho da sardinha capturada variou entre os 9 e os 24 cm. Os outros cardumes de pequenos peixes pelágicos incluíram principalmente juvenis de biqueirão e de sarda. As estimativas de abundância de juvenis de sardinha estarão brevemente disponíveis neste site no relatório de campanha.
Imagens associadas