2016-09-09 (IPMA)
04/09/2016
Porto do Funchal - 32°38’’ N 16° 54” W
Quando nos encontrávamos ainda no complexo de montes submarinos do Gorringe, a hélice do navio foi apanhada por um conjunto de lixo (cabos e redes) que se encontrava à deriva no mar. Estes provocaram um mau funcionamento da hélice que afetou a velocidade do navio. A tripulação, comandada pelo Sr. Comandante Oliveira Gonçalves, fez face à situação e depois de várias manobras, pudemos continuar a navegar na direção do monte submarino Seine.
O Seine é um monte submarino ainda muito desconhecido especialmente do ponto de vista da biodiversidade dos vários níveis tróficos, por isso, foi escolhido como um dos pontos de amostragem da expedição em curso.
Quando aí chegados e, uma vez que a máquina NI Noruega se estava a comportar bem, decidimos fazer a amostragem que estava planeada para o Seine e só depois rumamos para o Funchal, onde chegamos no passado domingo ao inicio da noite.
Todos os participantes desta campanha, da equipa científica à tripulação, estão de parabéns pelo profissionalismo, espírito de equipa e bom ambiente que sempre se registou a bordo, mal-grado todos os contratempos que enfrentamos!
Agora já estamos a trabalhar para a próxima campanha que deverá partir no dia 9 ou 10 de Setembro próximo.
Novas notícias irão surgindo. Fiquem atentos.