2015-12-17 (IPMA)
A campanha JUVESAR 15 decorreu entre 5 e 13 de Dezembro e cobriu as águas costeiras do norte e centro de Portugal continental, entre Viana do castelo e o Cabo Espichel. O objetivo principal da campanha é estimar o recrutamento de sardinha, na área onde tradicionalmente, os juvenis desta espécie são mais abundantes. As outras espécies de pequenos pelágicos são igualmente estudados nesta campanha. O rastreio acústico efetuou-se entre as batimétricas dos 12 e 60 metros, aproximadamente, e foram realizadas 13 estações de pesca para a amostragem biológica das espécies pelágicas.
Foram recolhidos, continuamente durante o trajeto, dados de temperatura, salinidade e clorofila por bombagem de água a cerca de 3 metros de profundidade e amostras para estimar densidades de ictioplâncton. Durante o período noturno efetuaram-se amostragens para caracterização da estrutura da massa de água e comunidade zooplanctónica. As condições ambientais encontradas revelaram os padrões expectáveis de temperatura e salinidade superficiais resultantes do forçamento meteorológico com ventos predominantemente do quadrante sul.
Desde Viana do Castelo até à Nazaré o biqueirão, maioritariamente juvenil, esteve sempre presente nas estações de pesca, sendo preponderante entre Viana do Castelo e o Porto. Na zona de Aveiro predominou a sardinha juvenil, misturada com o biqueirão. A sul da Nazaré não foi pescado biqueirão, sendo as pescas constituídas principalmente por sardinha e carapau. No geral na área coberta a abundância de sardinha não foi elevada. Pelo contrário tudo indica um bom ano de recrutamento de biqueirão. O relatório da campanha estará disponível em Janeiro de 2016.