2015-11-12 (IPMA)
Os desembarques de cavala (Scomber colias) têm vindo a registar um aumento por toda a Europa (10.000 toneladas em 2010 para cerca de 25.000 toneladas em 2013). Considerando a crescente importância da pesca deste recurso e tendo em vista contribuir para uma melhor avaliação do seu estado estado, o CIEM/ICES (Conselho Internacional para a Exploração do Mar/International Council for the Exploration of the Sea) recomendou a realização de uma intercalibração de leituras de idades em otólitos desta espécie, envolvendo investigadores dedicados ao estudo do seu crescimento em diferentes instituições europeias.
Assim, entre 2 e 6 de novembro realizou-se no IPMA-Lisboa (Algés) o primeiro Workshop para Intercalibração de Leituras de Idade em Otólitos de Cavala (WKARCM 2015), coordenado por Andreia V. Silva (Instituto Português do Mar e Atmosfera - Lisboa, Portugal) e Maria Rosario Navarro (Instituto Espanhol de Oceanografia - Santander, Espanha). Estiveram presentes 12 participantes (investigadores, técnicos e uma estudante de bolsa de mestrado em crescimento e reprodução de cavala): 6 do IPMA, 1 da Faculdade de Ciências de Lisboa, 5 de institutos internacionais (Instituto Espanhol de Oceanografia - Santander, Ilhas Canárias, Múrcia e Centro Interuniversiário de Biologia Marinha e Ecologia, Livorno Itália ). Este workshop teve como principais objectivos rever a informação disponível sobre a biologia da espécie, nomeadamente o crescimento, e elaborar um protocolo consensual para a a leitura de idades em otólitos de cavala.
O relatório com os resultados deste workshop estará disponível no próximo mês de dezembro.
Participantes no WKARCM 2015. Da esquerda para a direita: Diana Feijó (IPMA Centro do Norte e de Aveiro, Portugal), Alba Jurado (IEO, Ilhas Canárias, Espanha), Andreia V. Silva (IPMA-Lisboa, Portugal), Dina Silva (IPMA-Lisboa, Portugal), Delfina Morais (IPMA-Lisboa, Portugal), Andrea Massaro (CIBM,Livorno, Itália), Maria Rosario Navarro (IEO, Santander, Espanha), Miguel Vivas (IEO, Murcia, Espanha), Encarni Gracía (IEO, Murcia, Espanha), Georgina Correia (IPMA, Centro do Norte, Portugal), Ana Carolina Porfírio (FCUL, Lisboa, Portugal), Eduardo Soares (IPMA, Lisboa, Portugal).