2015-07-10 (IPMA)
Ship-to-shore 5 – Projeto BIOMETORE
Monte submarino Great Meteor
Lat: 30° 07,009’ N
Long: 028° 32,116’ W
10/07/2015
A viagem de 11 horas entre o Irving e o Great Meteor foi tranquila e por isso dormiu-se melhor. O `Great Meteor é um grande monte submarino, que se eleva desde os 4200 metros até aos 270 metros abaixo da superfície, tendo uma área de cerca de 1500 km2, sendo assim aproximadamente do tamanho da ilha espanhola da Gran Canaria. Existe uma longa tradição de investigação neste monte que remonta a década 60. O monte tem uma forma elíptica e é planar no topo chamando-se por isso um “guyot”. Foi neste monte submarino que foi descrito pela primeira vez o sistema de circulação circular anticiclónica, que ocorre em vários montes submarinos, e que se pensa ter um efeito de aprisionamento de vários organismos no monte, os quais podem servem de alimento aos animais residentes.
Estão descritas e estudados vários grupos de animais marinhos que ocorrem neste banco, entre os quais os peixes demersais e de profundidade. Até 1999 estavam registadas cerca de 53 espécies para esta área. Na campanha que realizámos em 2007 capturámos cerca de 30 espécies, utilizando o palangre de fundo. No fim veremos se conseguimos capturar mais algumas espécies diferentes dos anos anteriores.
A ótima notícia do dia é que o lander de imagem portou-se bem: logo à noite teremos filme para ver!
Estaremos por estas bandas nos próximos 3 dias e continuaremos a dar noticias.
foto: Um tubarão da espécie Heptranchias perlo filmado hoje a cerca de 300 m no topo do Great Meteor. Esta é uma das espécies mais comuns deste monte submarino.