2014-12-10 (IPMA)
Regressou a Lisboa, no dia 4 de Dezembro, o técnico da Divisão de Geofísica do IPMA, Paulo Alves, integrado na primeira equipa da Fundação da Ciência e Tecnologia (C4G) que se deslocou à Ilha do Fogo em colaboração com o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica de Cabo Verde. Além do referido técnico integravam a equipa os investigadores Rui Fernandes, Pedro Almeida, ambos da Universidade da Beira Interior e Sandra Heleno, do Instituto Superior Técnico.
Nesta primeira missão foram instaladas 4 estações sísmicas para reforço da rede já existente do INMG-CV, bem como instaladas várias estações GPS e executados varios levantamentos gravimétricos em locais pertencentes à rede de observação geodésica que é constituida por 28 pontos de observação.
Entretanto foram instaladas as cinco estações de banda larga igualmente disponibilizadas pela Universidade de Évora já pela segunda equipa do C4G a qual inclui o técnico da Divisão de Geofísica do IPMA, Guilherme Madureira. Este conjunto de estações chegou à ilha do Fogo no dia 5 de dezembro tendo sido transportado pela Fragata Álvares Cabral da Marinha Portuguesa.
Nos próximos dias seguirá para o Arquipélago de Cabo Verde a técnica da Divisão de Geofísica do IPMA, Dina Vales.